terça-feira, 6 de maio de 2014

FLORES DE LARANJEIRA




A laranjeira do pátio (Citrus aurantium) encheu-se de flores perfumadas e o chão cobriu-se de um tapete de pétalas. Para recolher estas delicadas flores, utilizadas na medicina tradicional sobretudo contra espasmos musculares e distúrbios do sono, deve estender-se sob a laranjeira um lençol ou outra peça grande de tecido. Neste caso, foi utilizado um antigo panal de linho há muito guardado numa arca, produzido em tear manual no tempo em que se trabalhava o linho na Silveira dos Limões

"Como acontece com todas as plantas medicinais, a utilização do chá de flor de laranjeira não deve ser feita com a convicção de que por ser natural não acarreta perigos para a saúde. De facto e se por si só, uma infusão desta planta não apresenta perigos de maior, a sua toma em conjunto com medicamentos alopáticos (aqueles que se compram nas farmácias), tais como ansiolíticos e antidepressivos, pode potenciar a acção destes, resultando daí uma exacerbação dos efeitos adversos que os acompanham.
Mais ainda, esta infusão deve ser tomada no recolhimento do lar pouco antes de dormir, pois o seu efeito relaxante e calmante conjugado por exemplo, com a monotonia da condução de um veículo à noite, aumenta consideravelmente o risco de ocorrência de sinistros. 
Por fim, não esquecer que a preparação da infusão consiste em aquecer água até à sua fervura, deitá-la sobre as flores, manter em contacto 3-4 minutos e que em nenhum caso deve a planta ser fervida conjuntamente com a água, uma vez que as temperaturas demasiado elevadas destroem os compostos que conferem as propriedades farmacológicas das flores." (v. link)


> Xisto|Banco de Imagens da Silveira (BIS)
 Bandeja com flores de laranjeira,
Recolha de flores de laranjeira em panal de linho,
Silveira dos Limões, Abril 2011
fotografias digitais
©  CRO|XISTO|BIS|JX(RO)

2 comentários:

  1. Este é um dos posts mais belos que podemos encontrar na blogosfera portuguesa onde, como se sabe, a Estética não abunda. Também se sabe que a Estética é encarada com um certo desdém preconceituoso neste cantinho culturalmente (ainda!) isolado do resto da Europa. O fenómeno tem sido referido por figuras públicas de mérito inquestionável. Entre as portuguesas podemos citar Gonçalo Ribeiro Telles ou Helena Roseta, por exemplo.
    Voltando a este post, é de mencionar também o interesse do seu conteúdo. Pessoalmente desconhecia as propriedades da flor de laranjeira. Por tudo isto, parabéns a Xisto..

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o comentário anterior. Acrescento que a presença do gato amarelo no pátio com flores de laranjeira, contribui para sublinhar a beleza da imagem.

    ResponderEliminar